UNIVERSIDADE
DE BRASÍLIA
Especialização
em Ensino
de Filosofia no Ensino Médio
Elizabeth
Teotônio Maria
A
FALTA DA LEITURA E O TEMPO QUE NÃO É DEDICADO A ELA
RESUMO
A
Filosofia tem como objetivo ajudar a construir e formar um cidadão crítico e
consciente capaz de refletir, analisar, argumentar e findar seus pensamentos em
uma conclusão para que possa viver em uma sociedade justa e igualitária. O
objetivo desse estudo visa demonstrar que o uso do tempo livre, fora e dentro
da escola é usado com o aparelho celular e não é dedicado a nenhum tipo de
leitura, nenhuma atividade pedagógica, piorando o aprendizado, as habilidades
de leitura e escrita, além da capacidade de raciocínio. Ao analisar 56
questionários elaborados para o estudo
obteve-se que
95% dos alunos ficam de 5 a 18 horas no celular e de acordo com a pesquisa esse
tempo não é usado para fins pedagógicos. Pode-se concluir que uso do aparelho
celular é prejudicial a educação se não utilizado de forma adequada.
INTRODUÇÃO
ü Competência
de ler e escrever é parte integrante e indissociável da vida das pessoas.
ü Os
objetivos dos atuais programas curriculares estão concatenados com as
competências e habilidades de leitura, reflexão e escrita.
ü 5%
dos alunos do Ensino Médio têm aprendizagem adequada em Português (2017).
ü O
aluno não lê na Escola e fora dela.
OBJETIVO
Mostrar que a falta de leitura piora
a argumentação, reduz o vocabulário, diminui o conhecimento léxico e seu
significado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLOcEsHoNc6MEt8qaGAyIVwpqXhEZv16I2WO6tZxKKY0_2UJXXIBzJNllLFL55gYBpkLoGhXhla6NVIZh3Ri518cuZWFxwU05sxCYPvZWTuXDiyLZGYq-VdYdvDeFfyz4d_Audlv8UaSIe/s640/powerpnt_RLEpZrMLc7.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF3-eNp91tirNfFOQ6AGyIq2kseLYhg7fL4pybM0aZQIWJCKkW6YLmpBrwIW_FNcZRbXanbi-8KWB9XU6kKyEJZNwGIWacd90tMIiOzILOZV0_WDQO-M_CEclKui4agx4AhTcUiYt-MZXR/s640/powerpnt_pxMFHAlS7U.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsMCUAizB_p78I4KyJGLnnZCPIIxWjkNUYpAy8dOXjRWbECYaMaLlGSEm8INuXBgwNWWklFJzYXhJ1U-JxslEqk_ORI8dD90mrZlqIuaNGwazZK0U_XTJjfARkBHQNnY21tZIqb1iiZYe7/s640/powerpnt_Pcb0D8YTQ9.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKwVAWk7tSBsQyIK8RJlxhI04EtCOgp3xb-XLYIFbzmWZfUwzsG2LnDMeY25yLvOX21pjd9qHkaOZSWaWcQBevqQ423A3b8uQCuqkuZ76id03trJcFYHDmz71ya4hdsOFW758ZLZ-ZVsov/s640/powerpnt_3llclCM31j.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLOcEsHoNc6MEt8qaGAyIVwpqXhEZv16I2WO6tZxKKY0_2UJXXIBzJNllLFL55gYBpkLoGhXhla6NVIZh3Ri518cuZWFxwU05sxCYPvZWTuXDiyLZGYq-VdYdvDeFfyz4d_Audlv8UaSIe/s640/powerpnt_RLEpZrMLc7.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF3-eNp91tirNfFOQ6AGyIq2kseLYhg7fL4pybM0aZQIWJCKkW6YLmpBrwIW_FNcZRbXanbi-8KWB9XU6kKyEJZNwGIWacd90tMIiOzILOZV0_WDQO-M_CEclKui4agx4AhTcUiYt-MZXR/s640/powerpnt_pxMFHAlS7U.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsMCUAizB_p78I4KyJGLnnZCPIIxWjkNUYpAy8dOXjRWbECYaMaLlGSEm8INuXBgwNWWklFJzYXhJ1U-JxslEqk_ORI8dD90mrZlqIuaNGwazZK0U_XTJjfARkBHQNnY21tZIqb1iiZYe7/s640/powerpnt_Pcb0D8YTQ9.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKwVAWk7tSBsQyIK8RJlxhI04EtCOgp3xb-XLYIFbzmWZfUwzsG2LnDMeY25yLvOX21pjd9qHkaOZSWaWcQBevqQ423A3b8uQCuqkuZ76id03trJcFYHDmz71ya4hdsOFW758ZLZ-ZVsov/s640/powerpnt_3llclCM31j.png)
CONCLUSÃO
Alunos
não leem e o tempo que poderia ser dedicado a leitura é transferido para o
aparelho celular, sem nenhum interesse em ler. A tecnologia deve somar no
aprendizado e não prejudicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário